A primeira mamada na vida do bebê

A amamentação tem todo seu início na primeira hora de vida. É o momento em que o bebê passa por um período de adaptações e de reconhecer o novo mundo, além de trocar o primeiro olhar com sua mãe. Este momento é dividido por alguns estágios tais como choro, relaxamento, despertar, atividades, descanso, tateado, familiarização, sucção e o sono.

O contato pele a pele entre mãe e bebê na primeira hora de vida é mágico, e tem todo um fundamento para estimular a produção e liberação do leite materno o mais precoce possível. O bebê deve ser levado ao corpo da mãe o mais precoce possível após o parto, para que assim seja estimulada a produção hormonal de prolactina e ocitocina para a produção e conseqüentemente a liberação do leite materno do seio para a boca do bebê.

Quando o bebê é  afastado da sua mãe nas primeiras horas de vida, podemos  observar uma certa demora da liberação do colostro e em alguns casos até mesmo dificuldade de se estabelecer o aleitamento materno. Em muitos momentos isso é provocado pelo mecanicismo do momento do nascimento onde as técnicas e rotinas não permitem que o filho seja levado ao corpo de sua mãe. Na primeira hora de vida tanto no parto normal como no parto cesárea deve ser conduzido ao corpo da mãe para sentir seu cheiro e procurar seu alimento, este momento mágico faz com que os dois se conheçam e o corpo da mãe se prepare para fabricar e liberar o leite materno.

Mesmo um bebê fissurado, como o Théo, deve ser conduzido ao seio materno na primeira hora de vida – este processo vai depender em grande parte da qualificação dos profissionais da saúde que estarão acompanhando a mãe e o bebê. O importante deste momento é o contato, o cheiro da mãe e que o bebê passe pelos estágios de adaptação que comentamos no início do post.

Janaína Castagnino Machado Lima | Coisas de Bebê | janainacmlima@pop.com.br

Aleitamento materno - a primeira mamada

Aleitamento materno – a primeira mamada

Imagem Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>