Luta com a balança – é normal recém nascido perder peso?

Toda mãe sempre escuta que é super normal a perda de peso do recém nascido. Mas é bem verdade que a gente morre de preocupação com a luta para ganhar algumas gramas nos primeiros dias de vida… No caso do Théo, óbvio, que lutamos muitoooooo pelo ganho de peso (e confesso, que luto até hoje).

O Théo nasceu com um peso bem bom para prematuro, mas ele perdeu bastante, quase 400 gramas. A gente sabia que a questão da alimentação dele seria bem complicada, mas todo dia que ele era pesado era um nervosismo imenso. Ele só recuperou o peso dele com quase 2 meses de vida. Especialistas indicam que o recém nascido pode perder até 10% do seu peso de nascimento, por isso, é muito importante acompanhar sempre com um pediatra, e confiar nesse profissional, para pesar sempre o baby e verificar todos os sinais. E a suplementação alimentar, só é indicada depois de alguns dias de vida, caso a perda de peso seja muito grande! Claaaaaro, que cada caso deve ser tratado de forma especial… Mas devemos também respeitar o tempo do bebê, é tudo tão novo para ele!

Bom, depois que o Théo aprendeu a mamar bem bonito, tivemos alta do hospital, graças a Deus. E todo o primeiro mês de vida dele, mamou no peito… Porém, o meu menino me enganava. Ele ficava  mamando no peito, eu ajudava sempre, e depois dormia que nem um anjo… eu pelo menos achava isso. Mas a verdade era que ele não estava mamando, e não estava dormindo de sono, e sim de cansaço.  A situação especial dele,  não  permitia que ele tivesse força para sugar o leite, e com isso, perdeu muito peso. Na consulta de revisão dele, eu escutei da pediatra “ele está passando fome!” Nossa, isso doeu demais. Eu me senti a pior mãe do mundo, mas vamos lá, ergui a cabeça e começamos tudo de novo…

E nesse momento tomei uma decisão bem  importante para nós: decidi que não ia mais forçar o meu filho a mamar no peito, já que para ele não estava sendo legal. Decidi que iria tirar meu leite, a cada 3 horas, e dar na mamadeira para ele. Era mais um desafio para mim, mas seria o melhor. E com isso, ele começou a ganhar algumas gramas, de pouco em pouco, estávamos caminhando.

Curva de peso do Théo. Sempre com peso bem abaixo do ideal, mas com muita persistência evoluindo.

Curva de peso do Théo. Sempre com peso bem abaixo do ideal, mas com muita persistência evoluindo.

3 Comments Luta com a balança – é normal recém nascido perder peso?

  1. Pingback: Perdendo peso novamente… | Fissurado Pela Mãe

  2. fabiane gomes

    Gostaria de saber como vc tirava o leito do peito, pois minha irmã, ganho nenê, e ele nasceu com lábios leporino e fenda palatina, e ele ta perdendo muito peso não consegui sugar ela tem muito leite.

    Reply
    1. Priscila Baum

      Oii Fabiane,
      Eu tirava com uma bomba elétrica, uma maquininha de tirar leite… Bem boa, você encontra em qualquer loja especializada de bebês, ou em sites com o valor mais acessível. É bem prática, em 10 minutos da pra tirar uma boa quantidade e armazenar para o Baby. Boa sorte!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>